NOTÍCIAS

Cólica no Bebê ou Lactente

25/05/2017

A Cólica do Lactente é sempre um assunto recorrente quando falamos de recém-nascidos, principalmente entre os 15 dias de vida e os 3 meses, período no qual essa Doença é muito comum e um pesadelo para muitos Pais!!
Cólica é uma dor na barriga causada pela contração descoordenada do intestino da criança, causada pela produção excessiva de gases, com momentos de piora e melhora, gerando choros, irritação ou gemência iniciados após os 15 dias de vida em uma criança que ganha peso (descartar fome).
Ocorre em uns 20-30% dos bebês na definição dos Pediatras e em quase todos, pelo menos algumas vezes, até os 3 meses segundo os Pais e principalmente as Avós. O auge da cólica ocorre com 45 dias de vida.
A reclamação da cólica não precisa ser choro e é fácil de reconhecer: a criança chora ou geme ao mesmo tempo que faz força (como se fosse evacuar) e encolhe as pernas; ocorre entre 16 e 04 horas da madrugada, a barriga ou o umbigo ficam estufados, a criança pede colo, peito, mamadeira ou chupeta e os Pais pedem ajuda!!

 

Causas:
• Intolerância temporária a Lactose
• Formação de uma Flora intestinal fermentativa ou que produz gas
Não existem comprovações que chás, alimentos que a mãe ingere, ou qualquer outra atitude além do oferecimento do leite materno, induzam a redução nas cólicas.

 

Tratamento
• Massagens
• Compressas quentes: use termogel comprado na farmácia, cuidado com os risco de queimadura
• Colikids: produz uma flora que não gera cólica e funciona na prevenção. Mais eficaz e melhora 90% das cólicas
• Paracetamol (tylenol): utilizado durante a cólica melhorando 60% dos casos
• Simeticona (luftal ou flagass): utilizado durante a cólica melhorando 60% dos casos

 

A principal lembrança dos Pais é que a Cólica do Bebê é autolimitada e raramente relacionada a qualquer doença. Só devemos nos preocupar com quadros que se prolongam a partir dos 4 meses de vida.
Fiquem tranquilos que essa fase sempre passa!


Dr. Christian Helfstein – CRM 119.947 – Médico Pediatra e fundador do site Pediatriavirtual.com

VOLTAR