NOTÍCIAS

MINISTÉRIO DA SAÚDE LANÇA GUIA ONLINE SOBRE A CHIKUNGUNYA

10/02/2017

Profissionais de saúde de todo o Brasil já podem acessar o guia online sobre febre chikungunya. A publicação do Ministério da Saúde apresenta casos clínicos com explicações sobre diagnóstico e tratamento. A febre chikungunya é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue. Os principais sintomas são febre alta, dor nos músculos e nas juntas.
O coordenador geral do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho, conta quais são as informações que os profissionais de saúde podem encontrar no guia. “Informações sobre a condução do paciente, a diferenciação em relação a outras doenças, tendo como principal diagnóstico diferencial a dengue; bem como informações precisas de qual medicação e quais as dosagens dessas medicações que podem ser ministradas aos pacientes. Um pequeno percentual desses pacientes pode evoluir para uma forma crônica que causam, principalmente, problemas relacionados ao aparelho locomotor. Esse é um quadro que os profissionais de saúde precisam ficar atentos.”
Para a infectologista da secretaria municipal de saúde de Salvador, Adielma Nizarala, o guia online sobre febre chikungunya é fundamental para que os profissionais de saúde realizem um atendimento adequado a pacientes com a doença: “Temos algumas cidades, principalmente, aqui na Bahia em que o número de casos de chikungunya é enorme e esses profissionais estão lidando pela primeira vez com essa patologia. Então, é importantíssimo que o Ministério da Saúde tenha lançado um guia pra orientar a conduta, o diagnóstico precoce desses pacientes e até pela forma de você conseguir tranquilizar a população de que, apesar de ser uma doença que maltrata bastante a pessoa, ela tem um grau de mortalidade muito pequeno, pode ser conduzida em casa, na maioria das vezes, o guia mostra muito bem como deve ser feita essa conduta terapêutica, eu acho extremamente importante.”

VOLTAR